“Nabos da Púcara” – Espaços e Ideias #2

Na Rua da Picaria, no Porto, cerca de dois meses após a sua abertura, descobrimos um espaço com o nome de “Nabos da Púcara”.

Conceito

O espaço aberto em Outubro de 2013 é descrito pelo empreendedor como uma mercearia à moda antiga, um lugar onde se podia degustar os produtos mesmo antes de os comprar.

A mercearia é constituída por um espaço destinado à venda directa ao público de produtos de mercearia e outro ao consumo de tapas e petiscos, confecionados com muitos dos alimentos, que ali, se encontram para venda.

nabos na pucara

O elemento inovador do negócio está inteiramente relacionado com o revitalizar deste conceito, que tal como as mercearias foi desaparecendo ao longo dos anos.

O merceeiro e cozinheiro de profissão, apenas comercializa produtos biológicos de origem nacional e privilegia o contacto directo com o pequeno produtor de modo a garantir um menor custo e maior qualidade dos produtos.

A ideia para o espaço surgiu da vontade de reviver o passado, mudar de vida e ter um espaço próprio, algo que já desejava há algum tempo. E devido às circunstâncias decidiu arriscar naquilo que hoje já se pode considerar um ponto de referência e um negócio de sucesso, estando quase a completar 3 anos desde a sua abertura.

O empreendedor descreve o apoio de familiares e amigos como fundamental e uma peça-chave para o concretizar da sua ideia. A sua determinação serve, agora de exemplo para muitos dos que o apoiaram que pensam em desenvolver projectos semelhantes.

Actividade e localização

A Rua da Picaria foi, especificamente, escolhida pelo merceeiro, forma como se descreve, devido às suas memórias de infância. A rua que se encontra transformada e onde quase não restam marcas do seu passado foi em tempos, fortemente ocupada por serralheiros e lojas de mobiliário, por onde o empreendedor se lembra de caminhar e ouvir e sentir o cheiro a madeira moída. Para além do contexto emocional, a rua foi escolhida devido à sua localização. Situa-se em plena baixa do Porto, paralela à Rua do Almada e Avenida dos Aliados, na proximidade do “centro boémio” e de diversos estabelecimentos hoteleiros, o que aliado ao clima empreendedor e reformista que a rua apresenta, através da recuperação e abertura de mais e diferentes espaços cheios de criatividade tornam rua da Picaria bastante movimentada tanto de dia como de noite e permite-lhe ter uma grande afluência de turistas e jovens estudantes.

836050

Para a promoção inicial do espaço o empreendedor apostou essencialmente na divulgação boca a boca e na comunicação através do Facebook, que num curto espaço de tempo conseguiu captar cerca de 700 seguidores, contando actualmente com mais de 2500. E embora tenha conseguido a atenção de muitos que acabaram por visitar a Nabos da Púcara, conta-nos que nem todo os momentos foram simples devido à incerteza quanto à afirmação do negócio, às dificuldades a nível burocrático e de licenciamento e ao elevado custo dos espaços disponíveis que muitas das vezes se encontravam degradados.

Para fazer face a esses momentos, pode contar, mais uma vez com elementos da sua esfera pessoal, que foram os seus primeiros grandes clientes e a moradores das áreas circundantes que procuravam bens de primeira necessidade como o pão e o leite.

Para terminar, e deixando uma nota quanto à cidade do Porto, o cozinheiro refere que esta tem evoluído favoravelmente e caracteriza-a como bonita, segura, aberta e mexida, mas que ainda tem questões a resolver como o trânsito, poluição sonora, degradação de edifícios e cidadãos sem-abrigo.

https://www.facebook.com/mercearianabosdapucara

Tue-Wed: 5:00 pm – 11:30 pm
Thu-Sat: 11:00 am – 12:00 am

Mercearia, vinhos e petiscos
Contacto: 930 466 494